-->

Em clássico dorothy editora autêntica fantasia L. Frank Baum livro livro infantil o mágico de oz resenha resenha literária

Resenha: O mágico de Oz - L. Frank Baum

Livro: O mágico de Oz
Autor: L. Frank Baum
Editora: Autêntica Páginas: 208
Nota


Sinopse

O Mágico de Oz conta a história de Dorothy Gale, uma órfã que vivia com os tios numa fazenda do Kansas, nos Estados Unidos. Um dia, um ciclone arranca do chão a casa onde moravam. Os tios conseguem entrar no porão que usavam como abrigo para tempestades, mas Dorothy e seu cachorro, Totó, se atrasam e ficam na casa, que foi levada durante muito tempo pelos ares até chegar à Terra de Oz.Lá, Glinda, a Bruxa Boa do Norte, explica a Dorothy que ela havia matado a Bruxa Malvada do Leste, pois a casa aterrissou em cima dela. Dorothy agora é, por direito, dona dos sapatos mágicos prateados da bruxa má. Além disso, Glinda lhe dá um beijo na testa, para ela ficar em segurança durante as aventuras que viveria a caminho da Cidade das Esmeraldas, onde vive o poderoso Mágico de Oz, o único que poderia ajudá-la a voltar para o Kansas. Para chegar à Cidade das Esmeraldas, Dorothy tem que seguir por uma estrada de tijolos amarelos. Durante a caminhada, ela encontra o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde. Os três se juntam a Dorothy, pois também querem encontrar Oz e pedir algo para ele: o Espantalho quer um cérebro para pensar como os homens; o Homem de Lata, um coração para amar como os homens, e o Leão Covarde quer coragem para ser o Rei dos Animais. A partir daí, os quatro encaram perigos, vivem histórias fantásticas e aprendem a enfrentar os próprios medos.


Minha opinião

Dorothy vive com seus tios e seu cachorrinho no Kansas, mas um dia um ciclone arranca sua casa do chão e a faz cair bem em cima da Bruxa Má do Leste, então Glinda, a Bruxa Boa explica que como ela matou a Bruxa Má, pode ficar com os poderosos sapatos prateados dela, como a menina estava com os sapatos muito velhos ela aceitou.

A Bruxa Boa também explica para Dorothy que ela e sei cachorrinho Toró estão na Terra de Oz, mas ela não quer ficar lá, quer voltar pro Kansas e encontrar seus tios, e pra isso ela descobre que precisa pedir ajuda ao Grande Oz.

"Você não precisa de um cérebro. Você vem aprendendo uma coisa nova a cada dia. Um bebê tem cérebro, mas ele não sabe muita coisa. A experiência é a única coisa que traz conhecimento, e quanto mais tempo você vive mais experiência você adquire, com certeza."

Então Dorothy segue pela grande estrada de tijolos ele busca do Mágico de Oz, mas no caminho ela vai encontrar vários amigos: O espantalho, que quando chegar na Terra de Oz vai pedir pra ele dar um cérebro. O Leão Covarde, que vai pedir coragem e o Homem de Lata que vai pedir um coração.

Gente, que experiência maravilhosa foi essa leitura, eu não conhecia nada da história, a única coisa que eu sabia era que tinha um Espantalho, um Leão Covarde e um Homem de Lata. 

"Não importa o quanto nosso lar seja feio e triste: nós, pessoas de carne e osso, sempre preferimos viver nele e não em qualquer outro lugar, mesmo que seja muito bonito. Não há lugar como o nosso lar."


Fui totalmente pega de surpresa pela preciosidade que foi essa história e devo dizer que me surpreendeu muito, não esperava aquele plot twist do final (kkkkkk).

Achei a personalidade da Dorothy maravilhosa, quando ela tinha que dar um esporro em alguém ela dava mesmo, não importava quem fosse. Em todas as aventuras que eles se metiam a gente via a preocupação da Dorothy com seus amigos e também de seus amigos com ela.

"Não, minha cabeça é bem vazia – ele respondeu. – Mas já tive cérebro, e também coração; por isso, como já experimentei os dois, prefiro muito mais ter um coração."


O Mágico de Oz é classificado como um livro infantil, mas no decorrer da leitura temos tantas lições e frases impactantes, que posso dizer que é um livro que principalmente adultos devem ler. Foi uma experiência incrível finalmente ter lido esse clássico.

Você pode adquirir o livro aqui.

Por Priscila Biancardi

Posts Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário