-->

Em freya livro loki mitologia mitologia nórdica Neil gaiman odin resenha thor

Resenha: Mitologia Nórdica - Neil Gaiman

 Livro: Mitologia Nórdica
Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Páginas288
Nota:⭐⭐⭐


Sinopse

Uma jornada da origem do universo até o fim do mundo.

Quem, além de Neil Gaiman, poderia se tornar cúmplice dos deuses e usar de sua habilidade com as palavras para recontar as histórias dos mitos nórdicos? Fãs e leitores sabem que a mitologia nórdica sempre teve grande influência na obra do autor. Depois de servirem de inspiração para clássicos como Deuses americanos e Sandman, Gaiman agora investiga o universo dos mitos nórdicos. Em Mitologia nórdica, ele vai até a fonte dos mitos para criar sua própria versão, com o inconfundível estilo sagaz e inteligente que permeia toda a sua obra.

Fascinado por essa mitologia desde a infância, o autor compôs uma coletânea de quinze contos que começa com a narração da origem do mundo e mostra a relação conturbada entre deuses, gigantes e anões, indo até o Ragnarök, o assustador cenário do apocalipse que vai levar ao fim no mundo. Às vezes intensos e sombrios, outras vezes divertidos e heroicos, os contos retratam tempos longínquos em que os feitos dos deuses eram contados ao redor da fogueira em noites frias e estreladas.

Mitologia nórdica é o livro perfeito para quem quer descobrir mais sobre a mitologia escandinava e também para aqueles que desejam desvelar novas facetas dessas histórias.

Mitologia nórdica é uma obra de referência, um novo e precioso registro dos pouco conhecidos mitos escandinavos.

Os mitos nórdicos estão em obras que se tornaram bastante populares, como os livros de J. R. R. Tolkien, a série de TV Game of Thrones, nas HQs e filmes da Marvel. E, em abril, estreia a adaptação de Deuses americanos para a TV.

Juntos, os livros de Neil Gaiman lançados pela Intrínseca já venderam mais de 100 mil exemplares.


Minha opinião

Em Mitologia Nórdica temos a visão de Neil Gaiman sobre esse assunto. Confesso que fui com pouquíssimas expectativas pra esse livro, já que quando fui ler Deuses Americanos foi uma experiência não muito boa, mas como gostei muito de Coraline resolvi dar nova chance pro autor e posso dizer que não me arrependi.

O livro é dividido em contos e vou falar sobre os dois que eu mais gostei.

Os tesouros dos deuses

Thor tem uma linda esposa chamada Sif, que é dona de longos e lindos cabelos dourados, que é o que Thor mais gosta na esposa, mas um dia ele acorda e vê que a esposa está carequinha da Silva e logo sabe quem é o culpado: Loki.
Thor mais do que depressão vai atrás do deus da trapaça e fala que se ele não der um jeito de trazer de trazer o cabelo dela de volta vai se arrepender.
Nesse conto nós podemos conhecer a origem de alguns apetrechos que os deuses usam, como o Mjölnir, famoso martelo do Thor.

"Quer sejamos deuses ou mortais: Odin é o pai de todos nós."

O mestre construtor 

Thor saiu em uma missão e sem ele e seu martelo Asgard fica desprotegida, então diante disso os deuses tem a ideia de construir um muro em volta do lugar, mas até mesmo eles iriam demorar anos para construir.
Um estranho escuta essa conversa e se oferece para construir o muro em três estações, mas em troca disso ele quer três coisas: a mão da deusa Freya, o sol e a lua.
Os deuses ficam muito confusos com tudo isso, porém Loko levanta o ponto que é impossível de o muro ser feito e diz que para a proposta ser aceita ele terá não três estações, mas apenas uma e não poderá ter ajuda de ninguém. Freya não fica muito confiante, mas os deuses acabam aceitando
Vendo que o estranho conseguirá levantar o mudo, Loki fará de tudo para que o estranho não consiga levantar o muro e quando eu digo tudo, é tudo mesmo e o ele fará é no mínimo inusitado.

"Havia ressentimento até mesmo justo à maior gratidão, e havia gratidão mesmo no momento em que ele era mais odiado."

Mitologia Nórdica foi uma experiência boa, o livro não é excelente, mas achei que foi uma leitura super válida. Uma coisa que eu gosto na escrita do Gaiman é o humor, durante os contos eu sempre me via rindo, aconteceu o mesmo com Deuses Americanos.

Enfim, o livro valeu a pena ser lido pra tirar a impressão ruim que eu tinha do autor, mas confesso que ainda não consegui amar a escrita dele.

Você pode adquirir o livro aqui.

Por Priscila Biancardi

 

Posts Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário