Livro: Ascensão
Autor: Stephen King
Editora: Suma
Páginas: 124
Nota:⭐⭐⭐⭐⭐
Sinopse
Scott Carey tem muito em que pensar ― o projeto enorme que pegou no trabalho; o casal lésbico que mora na casa ao lado e o cachorro delas, que insiste em fazer as necessidades no seu quintal; e a súbita e inexplicável perda de peso das últimas semanas.
Apesar de não querer ser estudado e examinado, Scott decide compartilhar a questão com seu velho amigo, o dr. Bob Ellis. Afinal, apesar dos números decrescentes na balança, sua aparência continua a mesma ― além disso, seu peso não varia quando está nu ou usando roupas pesadas, quando está de mãos vazias ou carrega algo no colo. Não importa o que ele faça ou coma, Scott está cada vez mais leve ― embora não mais magro ―, e conforme seu peso se aproxima de zero, ele sabe que logo nada vai prendê-lo ao chão.
Scott não quer se preocupar com o que vem pela frente; ele ainda tem tempo para resolver todas as suas questões antes do Dia Zero, e por que não começar pelas mais difíceis? Por exemplo, encarando o preconceito que suas vizinhas têm sofrido da comunidade ― e dele ― e fazendo o possível para ajudar.
Amizades improváveis, a maratona anual da cidade e a misteriosa condição de Scott são a fórmula para grandes transformações. Incrivelmente alegre e profundamente triste, Ascensão é um verdadeiro antídoto para nossa cultura intolerante.
Minha opinião
Em Ascensão somos mais uma vez levados a querida Castle Rock, lar das histórias de Cujo, A zona morta, Trocas macabras e algumas outras.
Nessa história, King nos apresenta a Scott Carey, que acabou de se divorciar e vive uma casa enorme. Ele não gosta muito de encarar a balança, pois a última vez que pisou em uma foi acusado 110 quilos, mas um dia ele notou uma diferença em seu corpo que o fez encarar a tão temida balança e para total surpresa de Scott ele está com 92 quilos.
"A vida é o que fazemos dela e aceitação é a chave para todos os nossos problemas."
Aí vocês podem estar pensando "esse enredo parece com o de A maldição". Realmente no dito livro temos um personagem que começa a perder muito peso, mas com Scott tem uma grande diferença, ele perde peso sim, mas isso não reflete na sua aparência, ou seja, mesmo perdendo peso ele ainda conserva o mesmo corpo de quando estava com 110 quilos.
Ao mesmo tempo que acompanhamos a história de Scott também acompanharmos a vida de Dee e Missy, elas juntas tem uma restaurante, mas as coisas não vão muito bem, porque além de sócias, elas são casadas e em Castle Rock as pessoas tem o pensando de "quer ser lésbica tudo bem, mas casar não pode", então o restaurante está à beira da falência e no decorrer da história os caminhos de Scott, Dee e Missy se cruzam.
"(...)Todo mundo devia passar por isso, e talvez, no fim, todo mundo tenha. Talvez na hora de morrer todos ascendam."
Ascensão é um dos livros mais recentes do Stephen King, ele é bem curtinho e dá pra ler tranquilamente em um dia. Nesse livro Stephen King está em sua melhor forma. O livro mistura fantasia e toques de ficção científica, em determinado momento eu me emocionei tanto que até escorreu uma lágrima. Ascensão é um livro muito sensível e toca em diversas questões sociais. Stephen King usa esse livro para fazer duras críticas a sociedade - principalmente no que se trata a discriminação aos homossexuais, aceitação, companheirismo e de como as pessoas podem mudar quando abrem a mente para o que está acontecendo no mundo. O final foi simplesmente genial e como já costuma fazer em alguns livros, nesse ele deixa o leitor usar a imaginação para tentar obter respostas.
Por Priscila Biancardi
0 comentários:
Postar um comentário