-->

Em cabo do medo coluna trevosa Darkside books john macdonald livro livros que viraram filmes resenha suspense thriller thriller clássico vingança

Resenha: Cabo do medo - John MacDonald

Livro: Cabo do medo
Autor: John MacDonald
Editora: DarkSide Books
Páginas: 224
Nota: 4,5⭐+🧡


Sinopse

Violento e visceral, Cabo do Medo foi publicado pela primeira vez nos anos 1950 e deixou leitores atormentados com sua narrativa brutal. Agora, é com muito orgulho que a DarkSide® Books recebe John D. MacDonald e sua obra-prima em nossa casa dos horrores. Até onde você iria para salvar aqueles que mais ama? Por catorze anos, o condenado Max Cady nutriu um ódio por Sam Bowden, um advogado de sucesso que ostenta uma família margarina e que, ao atuar como seu defensor público, pouco fez para evitar que ele fosse parar atrás das grades. Agora um homem livre, Max retorna à sociedade com sangue nos olhos e enlouquecido por uma sede de vingança pelo tempo e família que perdeu. E decide fazer com que toda a família de Sam pague por seu erro.


Minha opinião

Sam Bowden é um advogado bem sucedido, sócio de uma firma de advocacia que vai muito bem nos negócios, tem uma linda esposa e três lindos filhos, mas antes de se tornar advogado, Sam era Tenente no Exército dos Estados Unidos e estava em uma missão quando flagrou um soldado estuprando uma menina de 14 anos. Claro que ele não pensou duas vezes em denunciar o caso e servir de testemunha para que o soldado fosse preso. Após o julgamento, o soldado Max Cady é condenado à prisão.




13 anos depois, Max consegue sua liberdade e a única coisa que pensa é em vingança. Ele vai fazer com que Sam se arrependa por ter feito Max perder sua família e por tê-lo feito passar tantos anos atrás das grades. Uma caçada tem início: de um lado alguém que acha que deve fazer justiça com as próprias mãos e do outro, alguém que quer proteger todos que ama. Quem vai conseguir sair vitorioso nesse cabo do medo?

Cabo do Medo foi publicado originalmente em 1957 e agora possui essa edição maravilhosa da Darkside. Temos aqui um thriller clássico que serviu de inspiração para muitos outros. John MacDonald tem uma escrita muito fácil e leve que consegue prender a atenção do leitor logo no primeiro capítulo.


MacDonald consegue em poucas páginas criar toda uma atmosfera de suspense com situações tensas que nos faz pensar o pior do ser humano. Em alguns momentos o autor sai do foco principal e nos apresenta um pouco da vida de Sam e de sua esposa, Carol, mas isso de forma alguma me incomodou, afinal, como podemos simpatizar com personagens que não conhecemos direito?

Cabo do Medo não é um livro cheio de grandes acontecimentos, mas o autor soube muito bem como deixar um clima de tensão na narrativa, a todo momento eu ficava me perguntando "o que será que o Max vai fazer agora?", e enquanto a gente não descobre o que ele vai fazer, não consegue largar o livro.


O final foi perfeito, é um final realista, nada mirabolante, que é algo que me irrita muito quando acontece. A única ressalva que eu tenho é: achei que o Max poderia ter sido mais explorado, mas entendo que o autor quis dar mais destaque para o que as pessoas fariam nesse situação. Mesmo assim acho que ele poderia ter tirado um ou dois capítulos para nos mostrar um pouco a visão do Max. Foi a única coisa que me impediu de dar nota máxima, de qualquer forma, é um livro que vale muito a pena ser lido.

Cabo do Medo ganhou duas adaptações, a primeira em 1962, com direção de J. Ler Thompson e Robert Mitchum e Gregory Peck no elenco. A segunda em 1991, dirigida por Martin Scorsese, contou com Robert De Niro (novidade), Nick Nolte, Jessica Lange e Juliette Lewis no elenco. Essa adaptação rendeu a Robert De Niro uma indicação ao Oscar, mas ele não ganhou.

Você pode adquiri-lo aqui.

Por Priscila Biancardi

Posts Relacionados

15 comentários:

  1. Estou querendo ler essa obra já há algum tempo, essa história deve ser aterrorizante e repleta de surpresas que faz com que prenda o leitor. Espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  2. Caramba, conhecia a história, mas não sabia que era livro. Fiquei curiosa demais para ler agora, pois ouço falar superbem da adaptação de 1991. Mas fiquei um pouco confusa numa coisa: Sam foi defensor ou acusador de Max no caso?

    (P.s.: Darkside e suas edições sempre maravilhosas, né? Sem comentários)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a adaptação é mais famosa mesmo, sempre temos alguns casos. E como eu disse na resenha: "Claro que ele (Sam) não pensou duas vezes em denunciar o caso e servir de testemunha para que o soldado fosse preso. Após o julgamento, o soldado Max Cady é condenado à prisão."

      Excluir
  3. Mlr, deNiro é meu homem kkkkkkk eu amo aquela versão do filme. Mas não vi ainda a de Peck. Ja o livro, ainda não tive oportunidade de ler, mas quero. Tá na minha lista ha um tempão mas nunca pego num preço justo pro meu bolso. Kkkkk a edição tá bem bonita.
    Certamente vai virar dos livros preferidos, pq na conheço a trama e sou apaixonada por ela heheh
    Küss 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaaa eu sabia que você iria se atender aí Robert De Niro kkkkkk
      Olha, quando ele tiver alguma promoção pega ele sim, o livro é maravilhoso demais.

      Excluir
  4. Olá, não sei se teria coragem de ler esse livro, mas gostei da sua resenha. Vou adicionar na minha lista de desejados da Dark.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro meio angustiante mesmo, tem que ter estômago, mas acho que vale a pena a tentativa.

      Excluir
  5. Uau. Confesso que eu não tenho estrutura psicológica para ler algo cujo é capaz de deixar os leitores atormentados com uma narrativa brutal. Hehe Mas, admiro quem tenha e seja capaz de ler. Eu gosto muito dos títulos da Dark. E essa trama é interessante de se conhecer, além de intrigante e impactante. Eu não sabia que dá adaptação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a trama desse livro não é pra todos, tem que estar acostumado com algo mais brutal, é um prato cheio para fãs do gênero.

      Excluir
  6. Priscila, falar de Scorsese AND De Niro chega a ser redundância, né? hahahhaa Adorei.
    Boommmm, eu tenho esse livro e tô muito afim de ler. Porém, ainda não aconteceu. Prevejo que sua resenha me deu muita vontade de passar ele na frente da fila dos livros todos que estão me olhando. hahahhaa
    Adaptação é adaptação, né? E eu achei um pouco diferente a história do livro, do que eu lembro da história do filme com o Nolte e o De Niro (e claro, com a maravilhosa Lange!).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até acho estranho quando vejo um filme do Scorsese e não tem o De Niro kkkkkk menina, a história do filme é totalmente diferente, principalmente o final. Leia o livro sim, tenho certeza que vai gostar.

      Excluir
  7. Nossa! Achei muito pesado o fato de o conflito girar em torno de um episódio de violência sexual

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem? Primeiro queria dizer que concordo com você, a Darkside faz um trabalho incrível em suas edições. Dá vontade de comprar todos os livros que eles publicam. Interessante saber que foi publicado a tanto tempo e que há adaptação. Já fiquei curiosa para assistir e conferir a atuação do Robert de Niro, ele atua muito bem. Uma pena ele não ter ganho o prêmio com toda certeza merecia. Acredito que qualquer pessoa faria o que fosse possível pela família. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente dá vontade de comprar tudo da Darkside haha. Realmente a atuação do Robert De Niro está muito boa, mas isso nem é novidade já, ele é ótimo.

      Excluir