Em agatha christie dama do crime globo livros hercule poirot investigação mistério o misterioso caso de styles poirot romance policial

Resenha: O misterioso caso de Styles - Agatha Christie

LivroO misterioso caso de Styles
Autora: Agatha Christie
  Editora: Globo Livros
Páginas: 288
Nota:


Sinopse

Quando Mr. Hastings encontra seu velho conhecido John Cavendish casualmente e aceita seu convite para passar uma temporada na enorme e isolada casa de campo de Styles, não imagina a misteriosa trama que o espera. Mrs. Emily Inglethorp, madrasta de John e Laurence Cavendish, herdou a propriedade de seu marido e tem todo o controle sobre patrimônio da família. Seu segundo marido é Alfred Inglethorp, vinte anos mais novo, cujo passado é nebuloso, o que causa enorme apreensão nos filhos de Mrs. Emily e nos demais moradores de Styles. A tensão na propriedade chega ao limite quando Mrs. Emily é encontrada trancada em seu quarto nos últimos estertores e morre com o nome de seu marido nos lábios.

Morte natural ou envenenamento? Quem além de seu marido teria interesse em sua morte? Como ela pode ter sido envenenada? Para responder a todas essas perguntas, Mr. Hastings, velho amigo de Hercule Poirot, pede autorização à família para chamar o excêntrico detetive belga. O astuto e simpático detetive analisa as evidências, entrevista testemunhas e o leitor vai seguindo seus passos a partir da envolvente narração de Mr. Hastings. E a ele fica o desafio: diante de provas desconexas, testemunhos duvidosos e inúmeras reviravoltas, como o sagaz Poirot irá desvendar esta imbricada trama onde ninguém é exatamente o que parece?

Neste que é o primeiro romance escrito por Agatha Christie, já estão presentes as marcas que a tornarão a maior escritora de suspense de todos os tempos: o mais famoso detetive, as personagens extremamente bem caracterizadas, a trama em que todos são suspeitos e o final estarrecedor, com todas as personagens reunidas – final que foi alterado pelo primeiro editor e aparece restaurado nessa versão.


Minha opinião

Mr. Hastings é convidade por seu amigo John Cavendish a passar um tempo
na mansão situada em Styles, onde também moram seu irmão, sua madrasta
que herdou todo o dinheiro do pai dos rapazes e moram também mais algumas
pessoas.

"Todo assassino é provavelmente o velho amigo de alguém."

Tudo está correndo muito bem quando Emily, a matriarca da família é encontrada morta, o mistério começa quando surge a dúvida se é morte acidental ou envenenamento, mas a culpa acaba caindo em seu marido 20 anos mais novo, Alfred.

"Não se pode misturar sentimento e razão."

Diante desse mistério, o detetive Poirot assume o caso. Quanto mais investiga,
mais Poirot descobre sujeiras na família e o desfecho vai dar um nó na sua cabeça.

"A inteligência e a intuição frequentemente andam juntas."

Esse é o primeiro livro com Hercule Poirot e já nesse primeiro contato podemos ter uma ideia de genialidade do personagem criado por Agatha Christie.

O misterioso caso de Styles é um ótimo livro para adentrar no mundo da Dama
do Crime.

Você pode adquirir o livro aqui.

Por Priscila Biancardi

Posts Relacionados

2 comentários:

  1. Agatha é minha escritora favorita. Acho incrível que em seu primeiro livro ela já tenha conseguido criar uma história sem pontas soltas e que engana o leitor muito bem. A genialidade dela sempre me impressiona. Não acho que essa seja a melhor obra dela, na minha opinião existem outras muito mais bem escritas, mas sendo a primeira é sim impressionante. A primeira vez que li fiquei toda confusa com as xícaras de café e só fui entender certinho quando reli um bom tempo depois. E concordo com você que é um ótimo livro para começar a conhecer Agatha Christie.

    ResponderExcluir
  2. Acredita que li apenas um livro de Agatha e odiei, nunca mais quis saber de outro livro, sei que estou errada, pois, há vários fatores que podem ocorrer e o fato de não gostar de um livro especifico não significa que não gostará dos outros...Bem o fato é que fiquei com traumas e fujo de seus livros...
    Abraços

    ResponderExcluir