Em Black Spring bruxa Darkside books darkside readers team editora darkside Hex maratona da caveira selo DarkSide

Resenha: HEX - Thomas Olde Heuvelt

Livro: HEX
Autor: Thomas Olde Heuvelt
  Editora: DarkSide Books
Páginas: 368
Nota:⭐⭐⭐⭐⭐
Terceiro e último livro finalizado da #MaratonaDaCaveira do @darksidereadersteam

Sinopse

Um jovem escritor vive em uma pacata cidade da Holanda, cercado por uma densa floresta. Os caminhos que ele precisa percorrer entre as folhas, moinhos e lagos o inspiraram a criar uma história macabra que, com sua originalidade e solidez, conseguiu tocar os corações assombrados dos mestres Stephen King, Joe Hill e George R.R. Martin. O terror holandês chega ao Brasil com Thomas Olde Heuvelt.Toda cidade pequena tem segredos. Mas nenhuma delas é como Black Spring, o pacato vilarejo que esconde uma bruxa de verdade do resto do mundo. Os moradores sabem que não se deve mexer com ela. Assim como aconteceu com as bruxas de Salem, Katherine Van Wyler foi condenada à fogueira. Mas a feiticeira sobreviveu e continua rondando a cidade, mais de trezentos anos depois. Com costuras em seus olhos e correntes nos braços, Katherine aparece nos lugares mais improváveis quando bem entende, sussurrando a morte para quem chega perto o suficiente para ouvir. Assim como a Morte Vermelha, de Edgar Allan Poe, ela enfeitiçou a alma da cidade de forma que escapar não é uma opção: quem se afasta demais tem a mente invadida por pensamentos suicidas, e muitos não retornam para contar a história.Os habitantes de Black Spring controlam os passos da bruxa 24 horas por dia através do hexapp, um aplicativo de celular desenvolvido especialmente para garantir que a bruxa não seja revelada para os Forasteiros. A vigilância constante aumenta o clima de paranoia na cidade, enquanto um grupo de adolescentes desafia as regras e resolve provocar a bruxa para ver se ela é tão perigosa quanto dizem.O holandês Thomas Olde Heuvelt, indicado ao World Fantasy Award em 2014 e ganhador do Hugo Fantasy Award no ano seguinte, é a mente por trás dessa obra aterrorizante que chega aos leitores mais corajosos da DarkSide® Books em uma edição capa dura tão caprichada que merece todas as câmeras de vigilância ao seu redor. O livro foi tão bem recebido que uma adaptação para a TV está em andamento, com roteiro de Gary Dauberman, de It: A Coisa e Annabelle.Seguindo os passos do mestre Stephen King, que narrou com maestria os conflitos e tensões dos moradores aprisionados na pequena cidade de Chester’s Mill, em Sob a Redoma, Thomas Olde Heuvelt guia o leitor em uma jornada de isolamento e perda da humanidade. O lento mergulho do vilarejo em uma tensão obscura e quase medieval fará os leitores brasileiros se entregarem à loucura de HEX.Repleto de elementos próprios da cultura holandesa e influências macabras do clássico As Bruxas, de Roal Dahl, HEX é perfeito para os fãs de Wytches e A Bruxa de Blair, por ser o tipo de livro que relembra que cidadezinhas, por mais pitorescas que sejam, podem esconder horrores capazes de protagonizar os piores pesadelos.

Minha opinião

Hex foi o último livro que escolhi para fechar a #MaratonaDaCaveira que graças a todos os envolvidos foi um sucesso!


O livro combina passado com presente trazendo o frescor da tecnologia da atualidade à histórias clássicas de bruxas e superstições que geralmente acontecem mais em épocas mais distantes do século XVII.

Quem entra na cidade de Black Spring jamais pode sair dela. Sair dela implica em acontecimentos estranhos que ultrapassam o entendimento dos que não acreditam em superstições, levando os moradores que arriscam tal proeza até a beira de suicídio.

E são justamente os céticos que cutucarão a história da bruxa e desafiarão a maldição da cidade. No entanto como já dizia o ditado: é melhor não mexer com o que está quieto. Pior ainda mexer com o que não compreende.

Isso traz caos para dentro da cidade. Mas será que a bruxa mesmo que causa isso tudo ou é apenas uma coincidência os eventos acontecerem depois de desafiar a maldição da bruxa? A bruxa protege a cidade ou a ameaça?

O enredo vai desvendando os segredos na medida certa, fazendo o suspense se estender até o final, o que faz que o leitor se mantenha curioso durante toda a leitura e completamente despreparado para o ápice.

É interessante ler um livro com um enredo com bruxa mais moderno pois acompanhamos um YouTuber tentando desvendar os segredos da bruxa com sua câmera e seus amigos, Hex é na verdade um centro de controle que tem um aplicativo para informar a localização da bruxa pelos moradores e há diversas referências à coisas mais atuais como por exemplo, Arquivo X e até mesmo Glee.

Se você gosta de enredo envolvendo bruxas e superstições, mas quer algo mais ambientado na atualidade, ainda que algumas vezes intercale com o passado e goste de terror psicológico, esse é o livro perfeito pata você!

Você pode adquirir aqui.

Por Amanda Rocha

Posts Relacionados

2 comentários:

  1. Olha, com essas referências fica difícil não criar expectativas monstruosas. Depois da sua opinião, certamente entrou para minha lista :)

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro, mas sua resenha me deu muita curiosidade para ler. Já coloquei na minha lista!
    Adorei essa foto no topo do post também. Ficou muito legal!

    Bjs,
    FooDicas

    ResponderExcluir