Em leitura coletiva leitura coletiva dark o cirurgião rizzoli e isles tess gerritsen thriller thriller médico

Resenha: O cirurgião - Tess Gerritsen

Livro: O cirurgião
Autora: Tess Gerritsen
Editora: Record
Páginas: 384
Livro lido na Leitura Coletiva Dark em Maio

Sinopse

Tess Gerritsen, neste livro assustador, narra o rastro de sangue deixado por um assassino cruel. O agressor entra na casa de suas vítimas na calada da noite e segue até o quarto delas. Mergulhadas em sono profundo, as mulheres ignoram que irão acordar para um terrível pesadelo... A precisão com que ele investe contra as mulheres , somada à crueldade de agressão - útero das vítimas é arrancado -, sugere que o responsável pelas atrocidades seja um médico psicopata. Os jornais de Boston passam então a chamá-lo de "O Cirurgião". Em um livro de tirar o fôlego e com descrições minuciosas, a autora nos apresenta a um rico universo de personagens, ao criar um romance de suspense e profundidade inéditos. 


Minha opinião

Esse livro é um thriller médico, primeiro da série Rizzoli e Isles da autora Tess Gerritsen. A série foi transformada em uma série televisiva de mesmo nome. Foi meu primeiro contato com thriller médico e devo dizer que me surpreendi.

Apesar de ser um livro mais denso por ter alguns detalhes médicos, é ótimo para aprender um pouco sobre a área criminalística. Tem alguns detalhes bem interessantes como por exemplo, códigos que são usados para identificação de cabelo. Cada característica do cabelo recebe uma sigla. Se é liso recebe uma sigla, se for cacheado recebe outra. Umas curiosidades bem legais!

O cirurgião fala de um assunto bem pesado. Trata-se de um serial killer que além de arrancar úteros enquanto as vítimas ainda estão vivas e depois cortar a garganta delas, ele é atraído pelo medo das mulheres, ataca mulheres que já passaram pela experiência traumática do estupro.

No entanto, esse modus operandi já foi visto anos atrás e o serial killer está atrás da única mulher sobrevivente, a que matou o primeiro a realizar isso, uma bem-sucedida médica chamada Catherine Cordell. Quem estaria atuando agora? Seria um fã do serial killer atuando? Mas como ele sabia tantos detalhes sobre o caso se alguns nunca foram vazados publicamente?


E engana-se que apenas nesse caso que passamos raiva. A protagonista é uma policial que constantemente é desacreditada, algumas vezes envergonhada na frente dos colegas e até humilhada em sua própria família por ser mulher e ter escolhido essa carreira. E por muitas vezes ela acaba deixando isso afetá-la se diminuindo com a insegurança de não se sentir uma mulher bonita. O único que lhe dá algum crédito é Moore, um policial com dificuldades para superar o luto pela morte da esposa.

Não sei se seguirei lendo a série porque é bem longa, mas como cada livro se trata de um caso diferente contando apenas com a policial Rizzoli em todos eles, é bem tranquilo ler apenas o primeiro.

Certamente verei a série televisiva, pois esse tipo de trama me pareceu bem mais aprofundado que CSI, me lembrando levemente um dos poucos seriados investigativos que gosto, Body of Proof, então acredito que será bem agradável.

O cirurgião é um thriller para aprender, refletir sobre as diferenças no trabalho, se surpreender com a frieza do serial killer e ver várias referências a seriais killers da vida real, como por exemplo, Ted Bundy.

O livro foi escolhido de forma unânime no mês de Maio no grupo da Leitura Coletiva Dark. Recebendo a nota média dos participantes de 9,25.

Adquira o livro aqui.

Por Amanda Rocha

Posts Relacionados

10 comentários:

  1. Esse é um livro que está na minha lista de leitura, espero ler o mais rápido possível, pois essa história me arrepia. Deve ser muito sinistra. Assim que realizar a leitura, te aviso.

    ResponderExcluir
  2. Que livro incrível! Comecei a ler "Serial Killers: Anatomia do Mal", nunca pensei que esse assunto seria tão interessante ❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  3. Eu sou DOIDA pra conhecer a escrita da Tess. Sou muito, mas muuuito viciada em thrillers e já ouvi dizer maravilhas dela. Mais ou menos nesse estilo, eu leio a série Scarpetta da Patricia Cornwell. E minha autora preferida de Thriller do momento chama Karin RAINHA Slaughter.
    Vou tentar encaixar esse primeiro da série Rizzoli. Valeu pela dica. Abraços!

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  4. U A U!
    que livro interessante! parece ser bem legal e instigante!
    e as fotos está linda.
    parabéns. :)

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro os livros da série Rizzoli e Isles, acho que já li todos que foram publicados no Brasil. Gosto muito da Maura, da Jane e da interação entre elas. Esse em específico não é dos meus preferidos, outros da série para mim são bem melhores. Já a série de televisão eu achei bem fraquinha, os poucos episódios que assisti achei bem superficiais (não no sentido de faltar detalhes, mas porque nos livros as tramas são bem densas e cheias de nuances) e achei as personagens meio descaracterizadas também. Para mim não vale a pena não, melhor ficar só com os livros. Aliás, seu post me deixou com vontade de ler, vou até pesquisar se tem algum livro da série publicado no Brasil e que eu ainda não tenha lido.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, o tema é bem pesado, imagino que seja uma leitura intensa e emocionante. Gosto muito de trilhers de suspense mas nunca li um trilher médico, deve ser uma experiência interessante.

    ResponderExcluir
  7. Não é um livro que tenho interesse... Só leio trilhers em último caso, como por exemplo leitura para clube de livros...
    Prefiro um bom romance de época.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Olá, boa noite.
    Eu tenho um problema com séries baseadas em livros e por isso ainda não li os livros. São são linguagens diferentes, eu sei. Mas depois que leio os livros, me desinteresso. Eu assisti a todas as temporadas de Rizzoli & Isles e o que me chamou a atenção foi o fato de serem duas mulheres em evidência. Algo bastante raro nas séries policiais. Geralmente são duplas e nem sempre a personagem feminina tem a evidência merecida. Ponto positivo para esta série que se baseia na amizade das duas.

    Ps. E só assisti por causa da atriz Angela Harmon. rs


    bacio

    ResponderExcluir
  9. Oi, Gente! Não conhecia esse livro, mas já assisti a alguns episódios de Rizzole and Isles. Atéeria o livro, mas as partes mais densas acho que me abalariam, confesso! Adorei a resenha, pois está muito bem delineadinha, amiga! Consegui imaginar os detalhes que pontuou! Parabéns!Bjkass

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Deu curiosidade de ler esse livro parece um livro interessante e fascinante. Que a gente pega e não larga ate terminar mesmo que seja assustador e suspense. Adorei a resenha. Bjs e sucesso

    ResponderExcluir