In booksrregf fanfic fangirl livro magicath novo século rainbow rowell resenha simon snow

Resenha: Fangirl - Rainbow Rowell #BooksRReGF

Livro: Fangirl
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 424
Nota:⭐⭐⭐⭐
Livro do mês de Março do projeto #BooksRReGF

Sinopse

Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estréia de cada filme. Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar.



Minha opinião

Fangirl foi meu primeiro contato com a autora Rainbow Rowell e embora algumas pessoas não gostem desse livro, eu acabei gostando bastante, mas isso porque ele mexeu com elementos que fizeram parte da minha vida.

Cath é a irmã gêmea nerd, Wren, a descolada. Ambas cresceram apaixonadas pelos livros e filmes de Simon Snow. Os livros de Simon Snow são de fantasia e as irmãs cresceram escrevendo fanfics* sobre os personagens principais: Simon e Baz.

Simon e Baz estudam numa escola de magia, então logo de cara já lembramos do nosso bruxinho amado Harry Potter mas pra completar, Baz é um vampiro. Ah, gente, eu sou fã de Crepúsculo, né? É tipo juntar duas maravilhas da literatura em um só lugar e ainda por cima colocar o Jacob (um lobo) como inimigo mortal de ambos.

Fangirl foi como ler uma versão da minha adolescência, óbvio que com problemas diferentes. Cath e Wren se refugiam nos livros depois da mãe deixá-las. Seu pai também não soube lidar muito com a separação e por ser viciado em trabalho às vezes tem uns surtos e em meio ao medo de pirar como o pai, as mudanças de ares ao entrar para a faculdade, não morar mais com a irmã no mesmo quarto, garotos complicados, lidar que a irmã tem uma personalidade diferente e achar que ela não ligar mais tanto assim para Simon Snow, Cath precisa tomar grandes decisões sobre seu futuro e terminar sua fanfic antes que a autora lance o último livro da série.

O livro é cheio de referências também, então acabou sendo um a leitura bem divertida para mim. Algumas referências: Chapeuzinho Vermelho, Battlestar Galactica, Barrados no baile, Ela é demais,The Beatles, O iluminado, Operação cupido e até do próprio Harry Potter e Crepúsculo.

A única observação que tenho a fazer sobre o livro, e que é o motivo dele não receber 5 estrelas, é que a cada final de capítulo tem um trechinho de livros e fanfics de Simon Snow e isso dá uma quebrada no ritmo da leitura. Em alguns momentos é até compreensível os trechos aparecerem no meio do livro mas... em todos os capítulos? Não era necessário. Ainda mais que depois foi lançado o livro "Carry on" que é justamente a fanfic da Cath, ou melhor, Magicath, que é seu pseudônimo de escritora.

Esse mês leremos "Lugares Escuros" da Gillian Flynn e tô muito animada com esse projeto para conhecer mais sobre as autoras Rainbow e Gillian.
Espero que tenham gostado da resenha e se já leram o livro ou algum da Rainbow, conta aí pra mim nos comentários.

Por Amanda Rocha

*fanfics: Histórias de ficção escritas por fãs usando personagens já existentes em filmes e livros ou ídolos como vocalistas, atores, etc.

Posts Relacionados

5 comentários:

  1. Que delícia de resenha, amiga! Vi como você se deliciou recordando leituras anteriores! Isso é muito gostoso e passa para nós, que estamos aqui nos maravilhando com seu trabalho. Eu já li algo sobre a obra, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Adorei! Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Gostei demais da sua resenha, confesso que ela me despertou muito a vontade de querer ler a obra que parece ser a minha cara. Vou colocar na minha lista de desejados. Seu blog está show, adoro vir aqui.

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro em 2015, e desde lá ele foi um embuste na minha estante... até que eu troquei no sebo hehe. Não gostei da história, achei muito devagar, "mais do mesmo", sabe? Eu até entendo quem gostou, especialmente pela identificação com a protagonista, mas eu me identifiquei com a personagem dela e não gostei da história mesmo assim.
    De toda forma, gostei de ler sua resenha <3

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Ai, Rainbow Rowell <3 Uma das minhas escritoras favoritas da atualidade com certeza!
    Adorei este livro, que li ano passado; me identifiquei demais com a Cath, seus medos e inseguranças na sua nova etapa da vida. Os outros personagens também são incríveis de complexos, cada um a sua maneira, e eu amei como a autora soube explorar tão bem o jeito de cada um <3
    Ah, também achei meio cansativo isso de ter a todo momento partes da fanfic da Cath (ainda mais porque não estava completa ali e na minha cabeça, se tem uma parte, era pra ter logo tudo XD). Porém acho que ela já usou esse recurso como gancho pro "Carry On", para nos fazer querer comprar logo e ler :P

    Beijinhos e parabéns pela resenha.
    Ps.: que projeto bacana! Espero que as próximas leituras sejam tão boas quanto essa.
    Isabelle
    https://livrosgatoscafe.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Já li Anexos dessa autora e gostei! Tenho esse na minha lista...
    Parabéns pela resenha!
    Abraços

    ResponderExcluir