Resenha dupla: Especial Tim Burton - O triste fim do menino ostra e O estranho mundo de Jack - Sobre a leitura

Resenha dupla: Especial Tim Burton - O triste fim do menino ostra e O estranho mundo de Jack

Vamos falar sobre Tim Burton?

Meu amor pelo trabalho do Tim Burton vem desde a infância. Cresci encantada pelos filmes dele e passava tardes vendo toda vez que passava seja na "Sessão da Tarde" ou "Cinema em casa", O estranho mundo de Jack, Os fantasmas se divertem e Edward Mão de Tesoura.
Óbvio que ao crescer conferi outras obras do diretor e ainda consegui passar adiante o vício no trabalho dele assistindo A noiva-cadáver com meus sobrinhos.

Assim que descobri a existência do mangá sobre O estranho mundo de Jack prontamente quis adquirir, mas ainda bem que aguardei pois mais a frente tomei conhecimento de um livro escrito por Tim Burton e acabei comprando os dois juntos. E sobre ambos que venho falar hoje.

Livro: O triste fim do menino ostra
Autor: Tim Burton
Editora: Girafinha
Páginas: 128
Nota:⭐⭐⭐⭐

Sinopse

Das incríveis animações em stop motion — como O estranho mundo de Jack e A noiva cadáver — aos modernos e excêntricos contos de fada Edward Mãos de Tesoura e Peixe grande, o cineasta Tim Burton tornou-se conhecido por sua linguagem visual única, que equilibra perspicácia e humor ácido.
Neste livro, em que as ilustrações evocam a doçura e a tragédia da vida, Burton apresenta uma galeria de personagens infantis muito peculiares. Incompreendidos e desajustados, eles lutam para encontrar amor e aceitação em um mundo cruel. São desesperançados e infelizes heróis que nos lembram o lado negro que há em todos nós.


Minha opinião

Quem já conhece o trabalho do Tim Burton, sabe que ele tem um humor bem ácido e enredos bem fora da caixinha. O livro dele não poderia ser diferente. São diversos contos curtinhos, todos muito bem ilustrados e daquela forma meio macabra que é bem característica do diretor/autor como você pode verificar abaixo.


O livro é bem feito para fãs do trabalho dele mesmo, pois quem não gosta dos filmes do Tim dificilmente aprovarão o livro também.

Alguns contos são somente loucos mas todos com um toque melancólico e alguns chegam a te deixar realmente triste. O triste fim do menino ostra não recebe triste no título à toa. É certamente o conto mais triste que tem no livro.

Todos os personagens dos contos possuem alguma característica que foge do habitual, seja um olho grande demais, olhos demais, pregos nos olhos, cabeça de ostra, corpo de robô, entre outros. E é nisso que Tim Burton foca: o fato de ser diferente e ter que se adaptar ao mundo.

Se você também é fã do trabalho de Tim, pode ler que vale a pena. E embora tenha sido lançado pelo selo "Girafinha" aqui no Brasil, eu não recomendo para crianças porque além de ter uma interpretação difícil, crianças são muito atraídas por figuras e como eu disse acima, tem um menino com pregos nos olhos.


Mangá: O estranho mundo de Jack
Enredo e Arte: Jun Asuka
Editora: Abril
Páginas: 176
Nota:⭐⭐⭐⭐

Sinopse

Seja bem-vindo ao estranho mundo de Jack, mestre e senhor absoluto do Halloween. Infalível propagador de sustos nas noites de 31 de outubro, Jack se empolgou com uma outra festa que também ocorre apenas uma vez por ano: o celebrado Natal. Mas como fica a ordem das coisas quando uma criatura acostumada a espalhar o terror decide comandar um evento tão colorido, terno e reconfortante? Você mesmo vai descobrir a resposta se tiver coragem e mantiver os olhos abertos e grudados nesta versão em mangá da premiada animação escrita e produzida por Tim Burton.

Minha opinião

Esse mangá embora tenha enredo e arte de Jun Asuka, nada mais é que a adaptação do filme para mangá e é lindo! Essa é a minha animação favorita do Tim Burton e como vocês podem ver abaixo, até as músicas do filme tem no mangá!


Essa música da imagem é a minha favorita do stop-motion e eu quase gritei quando li. Até cantei junto haha Segue o vídeo para quem quiser conhecer a música.



Mais uma obra feita para fãs do Tim Burton ou para quem quer ter a oportunidade de conhecer o trabalho dele e não tá afim de ver o filme.

É um mangá bem rapidinho de ler e super fofo.

Jack está se sentindo um pouco deslocado e quer buscar algo novo. Um dia em suas andanças pela floresta, encontra em uma árvore vários símbolos diferentes e resolve se aproximar do símbolo com uma árvore natalina.

Jack vai então parar na Cidade do Natal e fica encantado com todas as luzes, presente e "Papai Cruel".

Volta empolgadíssimo querendo apresentar a todos o Natal mas será que ele entendeu bem o que é o espírito natalino? Sally, a boneca-humana criada pelo doutor Finklestein (isso te lembra outro livro?), ainda tenta ajudá-lo mas Jack é bastante insistente.

Papai Noel pra quem é de Papai Noel e Halloween pra quem é de Halloween.

Vida longa ao Rei da abóbora e do horror! Vida longa ao Jack!

Por Amanda Rocha

Talvez você também goste

8 comentários

  1. Adoro Tim Burton. Acho as ilustrações de seus personagens bem enigmáticas e seus textos divertidos. Essas obras ainda não li, mas fiquei muito curioso e assim que surgir uma oportunidade,irei adquiri-las.

    ResponderExcluir
  2. Oi, amiga! Embora eu valorize e muito o trabalho dele, conhecia bem pouco. Assisti a "Noiva Cadáver", mas confesso que, assim como muitos outros trabalhos dele, sequer sabia que eram dele. Acho uma pena, pois o cara é fera! Um talento que deveria ser mais divulgado aqui, não sei! O seu post me fez pensar mais sobre isso, pois me lembro que há uns anos atrás só fui saber quem ele era por conta de uma exposição que foi divulgada na mídia. Aí o associei ao seu trabalho.
    Parabéns pelo post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adoro Tim Burton, seus trabalhos possuem uma assinatura única que o faz ser um dos diretores mais cultuados entre os cinéfilos. Não conhecia o livro e o mangá, assim que tiver oportunidade vou conferir de pertinho.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito dos filmes do Tim Burton, tem um peculiar que me encanta, tantos os personagens, quanto os cenários e claro, as histórias em si. Não conhecia as obras que você citou, então a dica foi muito válida. Não sou muito de ler mangás, mas esse me interessou. Quanto ao livro, comprarei assim que possível.

    ResponderExcluir
  5. Ah, Tim Burton... foi ele o diretor do melhor batman de todos os tempos e o que dizer de "os fantasmas se divertem"? Dio santo... esse mangá esteve comigo por algumas míseras horas. E olha que eu nem sou fã do gênero. Mas esse eu quis roubá-lo para mim, mas o proprietário não me deu oportunidades. E ainda não providenciei um. snif.
    Amei o post

    ResponderExcluir
  6. Oi Amanda!
    Eu gosto bastante de O Estranho Mundo de Jack e estou fascinada com essa HQ! Eu realmente não conhecia e esse ano estou bem empolgada pra começar a ler algumas hq's e acabo de adicionar essa na lista de desejos! <3
    Fiquei curiosa com O Triste Fim do Menino Ostra também, dei uma pesquisa e vi mais ilustrações, é o tipo de livro infantil que eu leria facilmente! :)
    Adorei as dicas!
    xoxo

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro o formato mangá, e embora goste muito das obras do Tim Burton conheço muito pouco de O estranho mundo de Jack e Noiva Cadáver. Acho que a resenha me animou a "caçar" o mangá e ver os filmes rs.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Eu gosto muito da estética do Tim Burton. Achei o máximo esse livro, vou dar uma conferida.

    Eu acho que o meu filme favorito desse diretor é Edward mãos de tesoura. Assisti muito na sessão da tarde! Eu também gosto das adaptações de Alice dele e não entendo as críticas que fazem, pra mim passa bem a sensação dos livros.

    Obrigado pela recomendação!

    ResponderExcluir