Resenha: Coraline - Neil Gaiman


Livro: Coraline
Autor: Neil Gaiman
Editora: Rocco
Páginas: 155
Nota: 5/5

Sinopse

Primeiro livro de Neil Gaiman escrito especialmente para o público juvenil, Coraline é um conto de fadas às avessas que reconhece a subestimada e, por vezes esquecida, maturidade da maioria dos jovens leitores. Nele, Gaiman encara pela primeira vez o desafio de escrever fantasias assustadoras para as crianças e vai além dos tradicionais gigantes padronizados, príncipes encantados, frágeis princesas ou dragões, que habitam esse universo, criando uma personagem com a qual as crianças podem facilmente se identificar.
Publicado pela Rocco em 2003, o livro, que chega ao cinema pelas mãos de Henry Selick (O Estranho Mundo de Jack), tem ilustrações de Dave McKean, parceiro de longa data de Gaiman. A história ganhou ainda uma versão em graphic novel, ilustrada por P. Craig Russel, que a Rocco traz para o Brasil até o fim de 2009. Cultuado escritor de histórias em quadrinhos para adultos, Neil Gaiman influenciou o mercado editorial a seguir um caminho sofisticado para atrair cada vez mais público.
Sandman, graphic novel campeã internacional de vendas, por exemplo, cujo protagonista homônimo é o mais venerado personagem dessa seara, recebeu inclusive o World Fantasy Award, prêmio até então inédito para o gênero. A história de Coraline é de provocar calafrios. A narrativa dá muitas voltas e percorre longas distâncias, criando um "outro" mundo onde todos os aspectos de vida são pervertidos e desvirtuados para o macabro. Ao mesmo tempo sutil e cruel, o autor gosta de desafiar as imagens simples dos livros infantis tradicionais. As crianças vão se deliciar com o frio que correrá em suas espinhas durante a leitura e ficarão até agradecidas por existir um escritor que finalmente se recusa a tratar com condescendência uma plateia ávida por empolgantes contos de terror. No livro, a jovem Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração.
Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.


Minha opinião

"Não tinha sido corajoso porque ele não tivera medo: era a única coisa que ele podia fazer. (...) quando você tem medo e faz mesmo assim, isso é coragem."

Como já comentei algumas vezes no blog, minha primeira experiência ao ler Neil Gaiman, com O oceano no fim do caminho, não foi muito boa. No entanto, meu namorado que é grande fã das obras do Gaiman e também não gostou do livro anteriormente mencionado, me pediu que insistisse e conhecesse outras obras do autor. E ele estava certo.
Coraline mistura elementos de terror e fantasia e traz um bom livro tal qual propõe: Assustador. Talvez não seja tão assustador para nós, que já somos adultos mas certamente imagino a Amanda do passado apavorada com o fato de descobrir que seus pais foram "substituídos" por algo que não é humano e que possui botões no lugar dos olhos. Sem contar a possibilidade de ficar presa nesse mundo para sempre.
Ok, eu confesso, nem eu sendo adulta gostaria disso.
Coraline é um livro que vale muito a pena conferir. Curtinho, pode ser lido em um ou dois dias dependendo do seu ritmo de leitura.
Por fim, devo alertar: se há uma porta que sempre fica trancada porque dizem que não há nada atrás dela, mantenha-a fechada por precaução e sempre confie no chá e nos ratos.


Por Amanda Rocha










Talvez você também goste

8 comentários

  1. Oi Amanda, tudo bem?

    Ainda não li nada do Neil Gaiman, mas sempre vejo muitos elogios e minha curiosidade fica lá em cima. Saber que neste livro ele traz um conto de fadas às avessas já me deixa bem animada para realizar a leitura. Creio que iria ler rapidinho e no fim iria curtir bastante. Sua resenha ficou incrível, adorei!

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada dessa autor,embora tenha um livro dele na minha estante e foi justamente esse que você não curtiu,em relação a Coraline sempre ouco falar mais do filme que eu não tenho coragem de assistir
    Mas o livro encarados de Boa!

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu já conhecia a historia, mas não sabia que existia um livro! Apenas ouvi falar da adaptação cinematográfica!

    Que bom que gostaste de fazer a leitura! Realmente, ninguém gostaria de viver num mundo assim!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Como amei o filme, tanto que baixei o livro embora ainda não tenha lido e essa é a primeira resenha que leio sobre ele. Eu achei que mesmo sendo infanto juvenil, os adultos terão muito prazer em ler além de contar com um suspense gostoso de acompanhar. O "macabro" do livro é bem como tudo se parece quando somos crianças. Concordo com você aquela perfeição dos pais era muito sinistra e desconfortante rs
    Amei a resenha! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, que bom saber que esse livro lhe deu uma impressão melhor sobre as obras do autor. Eu vi a adaptação para o cinema e achei a história super interessante, quero muito ler o livro também.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem Amanda?

    Eu ainda não li esse livro do Neil, mas tenho vontade de ler, os universos criador pelo autor são magníficos. Eu também ainda não assisti a adaptação para o cinema, mas pretendo assistir. Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. cara, eu amo neil gaiman e sou apaixonada por Coraline. realmente é uma história voltada para o público mais jovem mas que acaba encantando os adultos tbm...
    O oceano no fim do caminho eu tenho mas ainda nao li... mas me falaram que a obra não é das melhores do Neil... de qualquer forma, pretendo ler..

    recomendo ler os quadrinhos de Sandman, coisa mais maravilhosa da vida, obra-prima... <3

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Sou suspeita para falar sobre Coraline: foi a primeira obra de Gaiman que li e realmente gostei muito! Uma pena você não ter tido uma boa experiência com O Oceano no Fim do Caminho (é o meu segundo favorito desse autor), mas fico feliz que você tenha gostado de Coraline. É mesmo uma história incrível!

    ResponderExcluir