Dossiê: Stephen King




Setembro é o mês do terror aqui, mas não é por coincidência, já que é aniversário do Rei do terror, então por isso resolvemos trazer um breve dossiê sobre o Mestre que hoje completa 71 anos.

Uma breve biografia

Stephen King nasceu em 21 de setembro de 1947, em Portland no Maine. É um dos maiores escritores da atualidade com quase 100 livros publicados, é mais conhecido por seus livros de terror, mas já publicou livros em outros gêneros, como drama e fantasia, exemplos disso são: À espera de um milagre e O talismã.

Obras mais aclamadas

Agora vamos citar algumas dos maiores trabalhos de Stephen King (em minha opinião)

Romance

- Carrie, a estranha ( 1974)
- O iluminado (1977)
- Christine (1983)
- O cemitério (1983)
- It, a coisa (1986)
- Conta comigo (1986)
- Misery (1987)
- A espera de um milagre (1996)
- Trilogia do Bill Hodges (2014 – 2016)
- Outsider (2018)

Contos

- Quatro estações (1982)
- Tripulação de esqueletos (1985)
- Escuridão total sem estrelas (2010)

Série A Torre Negra (1982 a 2012)

Sob o pseudônimo de Richard Bachman

- A maldição do cigano (1984)

Principais adaptações (em minha opinião)

- Carrie (1976)
- O iluminado (1980) (não podemos dizer com certeza se o filme foi baseado no livro)
- Christine (1983)
- Conta comigo (1986)
- O cemitério maldito (1989)
- It, uma obra prima do medo (1990)
- Louca obsessão (1990)
- A espera de um milagre (1999)
- O nevoeiro (2007)
- It (2017)
- Mr. Mercedes (2017)

Algumas curiosidades

- Stephen, sua mãe e seu irmão foram abandonados pelo seu pai quando o escritor tinha apenas 2 anos, sendo assim criado apenas pela mãe.

- Quando estava escrevendo Carrie, não estava ficando satisfeito e jogou o rascunho fora, mas sua esposa Tabitha, viu os rascunhos, leu e não deixou que ele desistisse (obrigada, Tabitha)

- Antes de seguir a carreira de escritor, era professor de inglês.
- Durante muito tempo foi viciado em drogas e em álcool e diz que baseou Jack Torrance (O Iluminado) em si mesmo.

- Em 1999 King foi atropelado e ficou em estado gravíssimo, sofreu traumatismo craniano e varias fraturas, mas passou por cirurgias e se recuperou em alguns meses. Esse acidente o inspirou a escrever o livro Love, A historia de Lisey.

Então, leitores, esperamos que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre Stephen King, já que vivemos falando dele aqui haha.


Por Priscila Biancardi





Talvez você também goste

15 comentários

  1. Oi Priscila, sou uma admiradora das obras do King, algumas gostei muito, outras, nem tanto. Adorei o "dossiê", muitas coisas, eu não sabia.
    Bjos
    Vivi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Sempre tem uma coisinha ou outra nova que a gente acaba descobrindo dele.

      Beijos!

      Excluir
  2. Confesso que nunca li os livros desse autor, apesar de já ter algumas de suas obras na estante. O problema e que apesar das resenhas e sinopse me chamarem a atenção, sou uma pessoa muito medrosa e fico com receio de abandonar a leitura por não conseguir me prender a leitura, ou ao conteúdo abordado. Enfim foi bom conhecer uma pouco mais sobre o trabalho dele, algumas curiosidades, e saber que este mês e conhecido pelo terror por ser seu aniversário.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro os livros do king! Mas vou confessar uma coisa, eu passei mais de 10 anos sem ler nada dele, sequer lia algum livro de terror. Tudo por culpa de O Iluminado hahaha eu li quando tinha uns 15 anos e nunca mais esqueci a história, até hoje eu me lembro de cada detalhe do livro, fiquei muito impressionada e tive pesadelos por meses. Mas ano passado eu voltei a ler os livros do King e estou adorando, recentemente eu li Outsider e se tornou o meu preferido do autor (coladinho com O Iluminado, vai entender, me deixou apavorada e foi um dos melhores livros que já li em toda a minha vida).

    ResponderExcluir
  4. Nem sabia que era mês de aniversário dele, sou tão desligada para estas coisas. Adorei o dossiê, achei bem completo.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu acho King um dos maiores autores do nosso cenário atual, eu nao curto muito o genero que ele escreve, mas reconheço a sua importância, li Sobre a escrita e foi primordial pra melhorar minha escrita, ele é muito sincero e direto no que diz, imagino que seja assim também em suas obras.

    ResponderExcluir
  6. Pára tudo... Não são todos os livros dele que são de terror? Porque sempre achei que fossem e por isso nunca li nada, agora fiquei com muita vontade de ler esse O talismã, de fantasia. Vou pesquisar mais sobre ele pra saber se aguento ... RS...

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Ainda não li nenhum livro dele, mas tenho muita curiosidade em ler A espera de um milagre, os do gênero terror não consigo ler. Sobre a escrita também parece ser ótimo para quem gosta de escrever, estou pensando em ler ele. Bem interessante o dossiê.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Oiiiii

    Do King até agora só li Misery, e amei o livro, a Annie Wilkes, vilã do livro é inesquecivel, medonha de uma maneira que faz gelar a espinha. Queor elr outros livros do autor em breve, principalmente Salem´s Lot, vejo tantos elogios deste.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Achei bem interessante algumas curiosidades sobre o autor. Já assisti o filme "It: a coisa", mas quero muito ler o livro, embora seja muito grande. Eu penso que ele é um dos maiores autores do gênero com uma longa carreira e com vários títulos excelentes. Parabéns pelo post.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem Priscila?

    Confesso que já conhecia a história do autor e essas curiosidades. Gostei da sua publicação e informações, pois acredito que muitos leitores não sabiam dos detalhes expostos acima como por exemplo adaptações para o cinema.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. King é maravilhoso, um dos autores que mais admiro. tudo que li dele foi apaixonante pra mim, e quero ler tantos outros... as curiosidades eu já sabia mas achei digno mencionar nesse post...
    parabéns pela postagemm...
    abração...

    ResponderExcluir
  12. Faz tempo que não leio nada do mestre.
    Sempre que encontro alguma resenha ou foto com alguma obra dele fico tentada hauhauha.. preciso ler mais. O meu favorito é o iluminado e a continuação Doutor Sono.

    Adorei as curiosidades <3
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  13. Olá, ficou ótimo o seu post. Não sabia que o King também tinha um pseudônimo. Amei conferir essas curiosidades sobre ele (do autor, só li - e amei - A incendiária).

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Ah que legal essa postagem para conhecermos um pouco mais sobre o autor. Confesso que conheço a fama dele tem bastante tempo, porém ainda não tive oportunidade de ler nada dele pois tenho medo hehehe Sei que tem alguns que beiram mais o suspense, por isso tentarei começar por eles. Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir