Mês da fantasia: O que é fantasia e principais autores

  • agosto 29, 2018
  • By Pedagogia Criativa
  • 0 Comments

fantasia

Fantasia é um gênero da ficção no qual se usa geralmente fenômenos e personagens sobrenaturais, mágicos e outros como elemento principal do enredo. Muitas obras dentro do gênero ocorrem em mundos imaginários onde há criaturas mágicas e itens mágicos mas pode haver também realidade misturada à fantasia.


Alguns importantes autores do gênero são:


J.R.R. Tolkien
(1892 - 1973)


Resultado de imagem para j r r tolkien


Tolkien foi o responsável por obras como O Senhor dos Anéis, Silmarillion e O Hobbit. Suas obras tem adaptações para o cinema mundial contando com no total (até hoje) 6 filmes: O senhor dos anéis - A sociedade do anel, O senhor dos anéis - As Duas torres, O senhor dos anéis - O retorno do Rei, O hobbit - Uma jornada inesperadaO hobbit - A desolação de SmaugO hobbit - A batalha dos cinco exércitos.






George R.R. Martin
(1948)
Resultado de imagem para george r.r. martin
George Martin é famoso no gênero por sua obra Crônicas de gelo e fogo, adaptada para a TV como série: Game of Thrones. George promete a seus fãs lançar um novo livro da saga, Winds of Winter, no entanto, ainda sem previsão.






J.K. Rowling
(1965)
Resultado de imagem para jk rowling


Rowling é possivelmente a autora mais famosa de fantasia do mundo. Famosa pela série de livros do bruxinho Harry Potter. Os sete livros de sua obra principal foram adaptados para o cinema e faz muito sucesso até hoje. Tanto que sua obra de spin-off da série, Animais Fantásticos, também ganhou uma adaptação e uma continuação já está sendo gravada.






Philip Pullman
(1946)
Resultado de imagem para philip pullman


Possivelmente vocês não aguentem mais já ouviram falar sobre ele aqui no blog. Nosso queridinho da fantasia é o responsável pela trilogia Fronteiras do Universo que ganhou uma adaptação para as telonas como o título do primeiro livro da trilogia: A bússola de ouro.






C.S. Lewis
(1898 - 1963)
Resultado de imagem para cs lewis


Lewis é o autor da obra Crônicas de Nárnia, que possui sete livros mas é muito encontrado como volume único. Ele também adaptado em três filmes homônimos às crônicas: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, Príncipe Caspian A Viagem do Peregrino da Alvorada.






Robert Jordan
(1948 - 2007)
Resultado de imagem para robert jordan


Jordan tem sua fama no gênero pela série Roda do tempo, que conta com 14 livro e um prequel e também participou da escrita do original Conan, o bárbaro.






Patrick Rothfuss
(1973)


O autor mais jovem dessa lista, Rothfuss é o responsável pela série A crônica do matador do rei, que possui lançados O nome do vento, O temor do sábio e o spin-off A música do silêncio. O terceiro livro da trilogia, que se chamará Doors of stone, não possui data de previsão de lançamento. Podemos perceber que ele realmente recebe influências do George Martin, né? haha






Bernard Cornwell
(1944)



Cornwell é famoso no Brasil pela série As crônicas saxônicas. Ele já publicou mais de 40 livros, tendo suas obras traduzidas em mais de 16 idiomas.











É isso aí! Espero que tenha gostado do especial e conhecido novos nomes da fantasia ou pelo menos conhecido um pouco mais dos autores por trás de obras tão famosas do gênero.


Por Amanda Rocha

Talvez você também goste

0 comentários