Livros para setembro

  • agosto 31, 2018
  • By Pedagogia Criativa
  • 0 Comments

mont

Setembro está chegando aí e com isso resolvemos mostrar para vocês nossas leituras pretendidas para o mês.


Leitura Conjunta do mês - Amanda + Priscila

O homem de giz - C.J. Tudor



Em 1986, Eddie e os amigos passam a maior parte dos dias andando de bicicleta pela pacata vizinhança em busca de aventuras. Os desenhos a giz são seu código secreto: homenzinhos rabiscados no asfalto; mensagens que só eles entendem. Mas um desenho misterioso leva o grupo de crianças até um corpo desmembrado e espalhado em um bosque. Depois disso, nada mais é como antes.
Em 2016, Eddie se esforça para superar o passado, até que um dia ele e os amigos de infância recebem um mesmo aviso: o desenho de um homem de giz enforcado. Quando um dos amigos aparece morto, Eddie tem certeza de que precisa descobrir o que de fato aconteceu trinta anos atrás.
Alternando habilidosamente entre presente e passado, O Homem de Giz traz o melhor do suspense: personagens maravilhosamente construídos, mistérios de prender o fôlego e reviravoltas que vão impressionar até os leitores mais escaldados.






Leituras da Pri


Por trás de seus olhos – Sarah Pinborough



Louise é mãe solteira, trabalha como secretária e está presa à rotina da vida moderna: ir para o escritório, cuidar da casa, do filho e tentar descansar no tempo livre. Em uma rara saída à noite, ela conhece um homem no bar e se deixa envolver. Embora ele se vá logo depois de um beijo, Louise fica muito animada por ter encontrado alguém.
Ela só não esperava que seu novo e casadíssimo chefe seria o homem do bar. Apesar de ele fazer questão de logo esclarecer que o beijo foi um equívoco, em pouco tempo os dois passam a ter um caso. Em uma terrível sequência de erros, Louise acaba ficando amiga da esposa do amante. E, se você acha que sabe para onde esta história vai, pense de novo, porque Por trás de seus olhos não se parece com nenhum livro que já tenha passado por suas mãos. À medida que é arrastada para a história do casal, Louise acaba com mais perguntas que respostas e a única coisa certa é que algo naquele casamento está muito, muito errado.
Em Por trás de seus olhos, best-seller do Sunday Times e do The New York Times, Sarah Pinborough não só reinventa o tradicional triângulo amoroso, como o vira do avesso e de ponta-cabeça, numa trama “com tantos jogos mentais que você vai começar a se perguntar se esse triângulo tem mesmo três lados”, como destaca Josh Malerman, autor de Caixa de pássaros






Outsider – Stephen King



O corpo de um menino de onze anos é encontrado abandonado no parque de Flint City, brutalmente assassinado. Testemunhas e impressões digitais apontam o criminoso como uma das figuras mais conhecidas da cidade — Terry Maitland, treinador da Liga Infantil de beisebol, professor de inglês, casado e pai de duas filhas. O detetive Ralph Anderson não hesita em ordenar uma prisão rápida e bastante pública, fazendo com que em pouco tempo toda a cidade saiba que o Treinador T é o principal suspeito do crime. Maitland tem um álibi, mas Anderson e o promotor público logo têm amostras de DNA para corroborar a acusação. O caso parece resolvido. Mas conforme a investigação se desenrola, a história se transforma em uma montanha-russa, cheia de tensão e suspense. Terry Maitland parece ser uma boa pessoa, mas será que isso não passa de uma máscara? a aterrorizante resposta é o que faz desta uma das histórias mais perturbadoras de Stephen King. “Uma história envolvente que mexe com todos os nossos medos Para os fãs dos livros antigos de King, como It: a Coisa .” — Kirkus Reviews.






O casal que mora ao lado – Shari Lapena



É o aniversário de Graham, e sua esposa, Cynthia, convida os vizinhos, Anne e Marco Conti, para um jantar. Marco acha que isso será bom para a esposa; afinal, ela quase nunca sai de casa desde o nascimento de Cora e da depressão pós-parto. Porém, Cynthia pediu que não levassem a filha. Ela simplesmente não suporta crianças chorando. Marco garante que a bebê vai ficar bem dormindo em seu berço. Afinal, eles moram na casa ao lado. Podem levar a babá eletrônica e se revezar para dar uma olhada na filha. Tudo vai dar certo. Porém, ao voltarem para a casa, a porta da frente está aberta; Cora desapareceu. Anne e Marco se envolvem em uma teia de mentiras, que traz à tona segredos aterradores.






Leituras da Amanda


Coraline - Neil Gaiman (#MML2018)



A história de Coraline é de provocar calafrios. A narrativa dá muitas voltas e percorre longas distâncias, criando um "outro" mundo onde todos os aspectos de vida são pervertidos e desvirtuados para o macabro. Ao mesmo tempo sutil e cruel, o autor gosta de desafiar as imagens simples dos livros infantis tradicionais. As crianças vão se deliciar com o frio que correrá em suas espinhas durante a leitura e ficarão até agradecidas por existir um escritor que finalmente se recusa a tratar com condescendência uma plateia ávida por empolgantes contos de terror. No livro, a jovem Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração.
Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.






O pacto - Joe Hill (#MML2018)



Ignatius Perrish sempre foi um homem bom. Tinha uma família unida e privilegiada, um irmão que era seu grande companheiro, um amigo inseparável e, muito cedo, conheceu Merrin, o amor de sua vida.
Até que uma tragédia põe fim a toda essa felicidade: Merrin é estuprada e morta e ele passa a ser o principal suspeito. Embora não haja evidências que o incriminem, também não há nada que prove sua inocência. Todos na cidade acreditam que ele é um monstro.
Um ano depois, Ig acorda de uma bebedeira com uma dor de cabeça infernal e chifres crescendo em suas têmporas. Descobre também algo assustador: ao vê-lo, as pessoas não reagem com espanto e horror, como seria de esperar. Em vez disso, entram numa espécie de transe e revelam seus pecados mais inconfessáveis.
Um médico, o padre, seus pais e até sua querida avó, ninguém está imune a Ig. E todos estão contra ele. Porém, a mais dolorosa das confissões é a de seu irmão, que sempre soube quem era o assassino de Merrin, mas não podia contar a verdade. Até agora.
Sozinho, sem ter aonde ir ou a quem recorrer, Ig vai descobrir que, quando as pessoas que você ama lhe viram as costas e sua vida se torna um inferno, ser o diabo não é tão mau assim.






A profecia - David Seltzer


A Profecia


Jeremy Thorn e sua mulher Katherine recebem na maternidade a notícia de que seu filho nasceu morto, e são induzidos pelo Padre Spillietto a adotar um menino cuja mãe havia morrido de parto. Damien, a criança adotada, é na verdade o Anticristo profetizado pela bíblia, e tudo faz parte da trama de um grupo que tem pacto com o Diabo. Começa a ter lugar uma série de estranhos "acidentes" fatais envolvendo a vida dos Thorn.
Todo esse terror inexplicável se concentra em torno de seu filho Damien e seu estigma maligno. Uma narrativa surpreendente, que alcança um grau de emoção, mistério e suspense poucas vezes afligido por qualquer livro do gênero. Mantém o leitor eletrizado e preso nas malhas de uma intriga surpreendente e dramática.






Eu, robô - Isaac Asimov (Leitura coletiva Entrelinhaslivros)



Eu, robô é parte de uma das três grandes séries de Asimov. Robôs, Fundação e Império. Retoma uma das personagens principais, a grande roboticista Susan Calvin, e a faz contar, em retrospecto, histórias que resumem a evolução da robótica. A narrativa engenhosa conduz o leitor com um didatismo disfarçado: levados pela imaginação e pelo humor de Asimov, nem nos damos conta da lição de história da robótica que acabamos aprendendo. Entre a babá da primeira história e a Máquina, com maiúscula, que controla toda a Terra, na última, há ainda espaço para robôs que enlouquecem, que fazem piadas, que leem pensamentos e até robôs orgulhosos de serem mais espertos do que os seres humanos.. Eu robô também apresenta as três leis da robótica, outro alicerce da ficção científica. De acordo com elas, a primeira obrigação de um robô é proteger seres humanos, a segunda é obedecer às ordens de humanos e a terceira é se proteger. A aparente simplicidade esconde os numerosos conflitos que podem surgir, e servem de mote para mais de uma história. Eu, robô foi adaptado para o cinema estrelado por Will Smith.






Objetos cortantes - Gillian Flynn


Objetos Cortantes


Uma narrativa tensa e cheia de reviravoltas. Um livro viciante, assombroso e inesquecível. Recém-saída de um hospital psiquiátrico, onde foi internada para tratar a tendência à automutilação que deixou seu corpo todo marcado, a repórter de um jornal sem prestígio em Chicago, Camille Preaker, tem um novo desafio pela frente. Frank Curry, o editor-chefe da publicação, pede que ela retorne à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida.
Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã, praticamente uma desconhecida. Mas, sem recursos para se hospedar na cidade, é obrigada a ficar na casa da família e lidar com todas as reminiscências de seu passado. Entrevistando velhos conhecidos e recém-chegados a fim de aprofundar as investigações e elaborar sua matéria, a jornalista relembra a infância e a adolescência conturbadas e aos poucos desvenda os segredos de sua família, quase tão macabros quanto as cicatrizes sob suas roupas.






Alguns contos do H.P. Lovecraft


Resultado de imagem para lovecraft barnes and noble


Criador do mais que famoso Cthulhu e de toda uma mitologia, de uma verdadeira cosmologia, de um "universo paralelo" cuja originalidade e poder imaginativo seduzem sucessivas gerações de leitores em todo o mundo, e se expandem irresistivelmente pela cultura contemporânea, a começar da cultura pop, Lovecraft é, também, o inventor de uma "atmosfera lovecraftiana" em que o horror reside na impossibilidade de sua apreensão.






Vlogs e garotas - Lu Days (Leitura coletiva)


Vlogs e garotas por [Days, Lu]


Jota Albuquerque é o dono do canal Quem diria Maria no Youtube, e com poucos anos no meio dos vlogs já têm vários seguidores. Mas a imaturidade de Jota pode ser um problema quando o assunto é dar lição de moral na internet. Durante uma crise de identidade, por causa de uma paixão mal resolvida, o mundo perfeito do jovem acaba destruído, e o pior de tudo, a culpa é só dele. Problemas com álcool, comportamento agressivo e excesso de ego inflado podem trazer resultados trágicos na vida de Jota, e agora só ele pode concertar isso. Buscando a aceitação de todos que ele decepcionou, não há mais para onde fugir, ele precisa admitir o erro e mudar suas atitudes para, enfim, mostrar que amadureceu.






Para quem ficou curioso com a hashtag #MML2018 e as leituras coletivas, explicarei melhor:
A #MML2018 refere-se a Meia Maratona Literária 2018 criada por Victor Almeida do canal Geek Freak, como você pode ver em mais detalhes no vídeo a seguir:

Mas basicamente ela foi criada para desencalhar livros largados na estante e consiste em reservar a primeira semana de 6 meses para lê-los.


Já as leituras coletivas são realizadas através de grupos no whatsapp organizados por contas de Instagram literários. Para saber mais sobre a leitura coletiva de Eu, robô procure por @entrelinhaslivros e para saber mais sobre a leitura coletiva de Vlogs e garotas e mais sobre a autora por trás dele procure por @ludays_gambiarraliteraria.






É isso, pessoal. Espero que tenham gostado das escolhas e conta aí pra gente: Já leram algum desses livros? Gostaram?


Por Amanda Rocha e Priscila Biancardi

Talvez você também goste

0 comentários