Especial Jantar Secreto - Raphael Montes: Curiosidades

  • agosto 01, 2018
  • By Pedagogia Criativa
  • 0 Comments

Untitled 2-1

No mês de Julho no grupo de Leitura Coletiva do blog @entrelinhaslivros, parceiro no nosso Instagram, lemos e discutimos "Jantar Secreto". Como já há uma resenha do livro aqui, feita pela Priscila, resolvi trazer um especial com algumas curiosidades e referências que talvez tenham passado batidas por vocês.


No livro, Raphael menciona uma academia chamada "Intelligent Fit". Para quem não sabe, aqui no Rio de Janeiro temos uma grande rede de academias chamada "Smart Fit". Achei muito legal a sutileza nessa referência sem fazer uma propaganda explícita.






Dante menciona que as pessoas chegavam na livraria fazendo pedidos no estilo "Quero aquele livro com sangue nas páginas". Não sei se pesquei essa referência corretamente, mas assim que li pensei logo em outro livro do Raphael, "O vilarejo", como vocês podem ver abaixo.


vilarejo



Uma das coisas que mais gosto no Raphael Montes além da atmosfera assustadora, são as referências a lugares cariocas que realmente existem. Um dos mencionados no livro é o Galeto Sat's, que fica na Rua Barata Ribeiro em Copacabana, um restaurante bem simples que está ativo desde 1976.


sats-melhores-bares-restaurante-copacabana
Foto por: Janela para o mundo




Ele também menciona a "Confeitaria Colombo". É uma das confeitarias mais tradicionais do Rio e uma das mais respeitadas do Brasil! Foi fundada em 1894 e sua arquitetura é lindíssima!


Resultado de imagem para confeitaria colombo
Foto por: Confeitaria Colombo




Raphael escreve que, em um acesso de raiva, Dante pega um livro que tava em destaque na Livraria que trabalhava e diz "Aproveita e destrói esse diário enfiando no cu". Essa foi uma referência bem fácil de entender, né? Trata-se do livro da Keri Smith.


Resultado de imagem para destrua esse diario



Raphael menciona em sua obra "Hannibal Lecter" e a coxinha de carne humana do Nordeste. Hannibal é o personagem de ficção criado por Thomas Harris, um dos vilões mais conhecidos da ficção. Famoso pelo canibalismo, apareceu primeiramente no livro "Olhos de dragão", de 1981.
Já a manchete sobre a coxinha é real e aconteceu no Nordeste do Brasil. O caso ficou conhecido como "Canibais de Garanhuns". Você pode conferir mais sobre essa barbárie nesse link: http://www.portaldoholanda.com.br/bizarro/familia-matava-garotas-e-vendia-coxinhas-e-empadas-com-carne-humana






Hugo faz uma tatuagem com os dizeres "Be your own hero", que significa "Seja seu próprio herói" e combina bem com a personalidade egocêntrica dele.


Imagem relacionada



Em certo momento do livro, Raphael escreve "Eu era Watson, com a diferença de que, nos livros, Watson é um parceiro fiel e realmente disposto a ajudar. Eu estava mais para professor Moriarty."
Professor Moriarty é um gênio do crime, maior inimigo de Sherlock Holmes. Sua primeira aparição foi na história "O problema final" de 1893.






A frase mencionada para descrever uma quinta-feira fria, "Winter is coming" (O inverno está chegando), ficou famosa por Game of Thrones, uma série baseada nos livros de George R. R. Martin.
O primeiro episódio da primeira temporada da série leva esse nome.
A maior parte da ação do episódio acontece no castelo de Winterfell ou em suas imediações, onde reside Lorde Eddard Stark, o senhor feudal do extremo norte do reino.


Resultado de imagem para winter is coming



A petição mencionada no livro sobre a tortura de cães na China realmente existe: https://secure.avaaz.org/campaign/po/stop_the_puppy_slaughter_loc/






Por fim, a frase escrita na parede da casa de Arthur e Rosa "Amar o perdido deixa confundido este coração", faz parte do poema "Memória" de Carlos Drummond de Andrade.


Memória


Amar o perdido
deixa confundido
este coração.


Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.


As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão.


Mas as coisas findas,
muito mais que lindas,
essas ficarão.


Carlos Drummond de Andrade






Gostaram desse tipo de post? Gostariam de ver mais desses? Deixe sua opinião sobre. Eu realmente espero que tenham gostado, pois pra mim foi um prazer fazer esse post. Deu pra perceber que Raphael pesquisa muito antes de escrever e repassa bem um pouco da história da nossa cidade para vocês.


Por Amanda Rocha

Talvez você também goste

0 comentários