
Livro: Medo Clássico
Autor: Edgar Allan Poe
Editora: DarkSide books
Páginas: 384
Nota: 5/5
Sinopse
Seguindo o padrão quase psicopata de qualidade que os leitores já esperam da DarkSide® Books, o livro é uma homenagem a Poe em todos os detalhes: da capa dura à nova tradução feita por Marcia Heloisa, pesquisadora e tradutora do gênero, além das belíssimas ilustrações em xilogravura feitas pelo artista gráfico Ramon Rodrigues. E o mais importante: o conteúdo selecionado que recheia as 384 páginas deste primeiro volume de Edgar Allan Poe: Medo Clássico. E que conteúdo!
Pela primeira vez numa edição nacional, os contos estão divididos em blocos temáticos que ajudam a visualizar a enorme abrangência da obra. A morte, narradores homicidas, mulheres imortais, aventuras, as histórias do detetive Auguste Dupin, personagem que serviu de inspiração para Sherlock Holmes.
O livro traz ainda o prefácio do poeta Charles Baudelaire, admirador confesso de Poe e o primeiro a traduzi-lo para o francês. Os contos são comentados na voz do personagem mais famoso de Poe, um certo pássaro de asas escuras como a noite. E por falar nele, Edgar Allan Poe: Medo Clássico apresenta “O Corvo” na sua versão original, em inglês, além de reunir suas mais importantes traduções para o português: a de Machado de Assis (1883) e a de Fernando Pessoa (1924).
Uma obra tão completa que não poderia se limitar a um só volume. A DarkSide® Books já começa a organizar Edgar Allan Poe: Medo Clássico, volume 2. Além de Poe, Mary Shelley, Bram Stoker e Lovecraft também farão parte da coleção Medo Clássico, sempre com ilustradores convidados e tradutores que respiram e conhecem profundamente as obras originais.
Nunca mais houve um autor como Poe. Nunca mais haverá uma edição como esta.
——————————————————-
Minha opinião
Primeiramente vamos dar destaque para essa edição maravilhosa, já que livros do Poe são carentes de boas edições aqui no Brasil.
O livro conta com 15 contos com os mais variados temas, que pra mim é uma ótima seleção pra quem quer começar a ler o autor.
Não tem muito como falar sobre os contos do Poe sem dar spoiler, já que são contos curtos, mas dentre essa seleção, tem dois contos que se destacam: “o gato preto” e “nunca aposte sua cabeça com o diabo”. É um livro que vale a pena pra quem tá iniciando no mundo de Edgar Allan Poe e também pra quem já é experiente.
Em breve teremos um especial com uma seleção dos meus contos favoritos do autor.
Por Priscila Biancardi
[…] havíamos prometido na resenha de Medo Clássico do Edgar Allan Poe aqui, estamos trazendo hoje o início de um especial do autor com a seleção de seus melhores contos. O […]
ResponderExcluir